Melhores festas de Carnaval em Portugal

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Melhores festas de Carnaval em Portugal

Carnaval acontece entre fevereiro e março, e assim como no Brasil tem bastante folia. Em alguns lugares tem até desfile de escolas de samba com competição. Fizemos uma lista dos mais emblemáticos e estruturados pelo país pra que você possa aproveitar alguns desses lugares.

Origem do Carnaval em Portugal

No reinado de D. Afonso III, no século XIII, já se festejava o Entrudo (Do latim introitus = “entrada”) em Portugal, que eram os três dias que precediam a Quaresma. Era uma festa popular, com comportamentos espontâneos como lançamento de baldes de água pelas ruas, lançavam também ovos, laranjas, farelos e outros produtos.

Mais a frente no século XVI, o termo Carnaval nominava as festas romanas recuperadas pelo Cristianismo, que começavam no dia de Reis (Epifania) e terminavam na quarta-feira de cinzas, vésperas da Quaresma. O nome vem do latim medieval carnelevāre, a “abstenção da carne”.

Carnaval em Torres Vedras

O mais português carnaval de Portugal, reúne mais de 350 mil pessoas nos dias de festejos. Há desfiles de carros alegóricos, com direito até a premiações.

O carnaval torriense acontece nas ruas, com cortejos, batalhas das flores, fartura de comida, com alimentos gordos e flatulentos que libertariam gases pestilentos e sonoros, substituídos modernamente pelas bombas de mau cheiro.

O primeiro grande Carnaval de rua em Torres Vedras, foi organizado pelos republicanos, que substituíram a procissão das cinzas pelo enterro do Entrudo, logo em 1912. Emergia uma nova festa cívica, porque invertia a ordem vigente, por extensão a ordem anticlerical. Como muitas outras, o carnaval afirmou-se, na primeira República, como uma festa de substituição, também ela de cariz republicano, democrática, substituindo, em parte, uma festa religiosa, pelo que não tardaria que, a partir de 1923, o carnaval passasse a ser uma cerimónia de rua, com organização continuada.

Veja o Site Oficial com toda a programação do carnaval de Torres Vedras aqui.


Ovar

Fica invadida por foliões do país todo nos desfiles de carnaval e na noite mágica. Há escolas de samba, desfiles oficiais, carros alegóricos, apuração de pontos, tudo que conhecemos do carnaval oficial no Brasil.

A noite mágica é uma noite de festa na cidade que reúne milhares de pessoas próximo a Câmara municipal, é um mega bloco de carnaval, com direito a farras, musicas, bebidas e tudo que um carnaval de rua brasileiro tem direito. Eles montam vários palcos pela cidade e há programação de festas noturnas, desfiles e atividades por quase um mês.

Site Oficial com toda programação de Ovar aqui


Funchal

Com uma programação que dura mais de 10 dias, é  o maior carnaval fora do continente. Na Madeira, a época carnavalesca vive-se em ambiente festivo constante. Quer nas iniciativas de carácter oficial, como nas de carácter mais espontâneo, enraizadas na tradição madeirense, a alegria e a boa disposição imperam nas ruas, nos estabelecimentos de diversão e nas casas particulares.

Site com mais informações do Carnaval do Funchal aqui


Loulé

Com uma tradição de mais de um século, Loulé recebe o tradicional corso carnavalesco e uma das mais importantes celebrações carnavalescas do país. O mais famoso cortejo com sátira política e social, que conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos.

Site com mais informações do carnaval de Loulé aqui


Alcobaça

O mais brasileiro carnaval de Portugal. É muito antiga a tradição carnavalesca por todo o concelho, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Durante vários dias têm lugar festejos carnavalescos por todo o concelho que animam toda a comunidade e quem os visita. Eles contam com baile de carnaval para a população sénior, mas aberto a todos os foliões, tem o desfile das escolas, que percorre as ruas da cidade, com animação especial de Carnaval.
Há também as Noites na Tenda, que são noites de grande diversão, para todas as idades, com os bares e os cafés também abertos até de madrugada, fazendo de Alcobaça o epicentro do Carnaval da região. Na quarta-feira de cinzas realiza-se o tradicional ENTERRRO DO ENTRUDO.

Site com mais informações do Carnaval de Alcobaça aqui


Estarreja

Um dos maiores e mais antigos cortejos de carnaval do País. São antigas as memórias que, por Estarreja, remetem para as primeiras comemorações da época festiva do Entrudo. Pelos inícios do século XX, o Povo fazia sair à rua, ainda que de forma tímida, a crítica social que contrastava com os caraterísticos bailaricos que reuniam a mais alta sociedade da então Vila de Estarreja.

Site Oficial com mais informações do carnaval de Estarreja aqui


Sesimbra

Os festejos do Carnaval são uma das tradições mais enraizadas na comunidade sesimbrense, que constrói, todos os anos, um dos mais populares e belos carnavais do país. Para além dos desfiles principais, à beira-mar, o corso de palhaços e os bailes marcam esta grande festa que atrai milhares de visitantes. 

Site Oficial com mais informações do carnaval de Sesimbra aqui


Podence (Braçança)

O carnaval mais genuino de Portugal. Eles contam com os Caretos, grupo constituído em 1985 dentro de uma associação cultural, com o objetivo de preservar a tradição carnavalesca. O grupo assume-se como etnográfico, sendo constituído por cerca de 20 elementos, todos homens, e por onde passam deixam um fascínio sedutor.

Representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo. No momento atual mais que uma tradição, são o símbolo da Cultura Nordestina tornando-se um dos Grupos mais emblemáticos a nível Nacional.

Os Caretos foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 12 de Dezembro de 2019.

Site oficial com mais informações do carnaval em Podence aqui.


Cabanas de Viriato (Viseu)

A “Dança dos cus” é tradição no Carnaval de Cabanas de Viriato. Em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, cumpre-se a tradição da dança dos cus, todos os anos, em que os participantes desfilam vestidos mas prontos para o choque com os rabos. O que diferencia o Carnaval de Cabanas de Viriato de muitos outros, principalmente dos de maior projecção no país, é não cair na tentação de fazer um cortejo inspirado na tradição brasileira, mantendo uma tradição secular e inigualável.

Esta tradição remonta ao século XIX, quando os actores de um grupo de teatro, após um espectáculo no Teatro dos Bombeiros, entusiasmados com êxito obtido, saíram à rua e percorreram a vila ao som de uma valsa, em contradança, daquele espectáculo. Surgiu assim a famosa “dança grande”, depois baptizada “dança dos cus”, em que os pares, divididos em duas filas, ao terceiro compasso da música, viram-se para o centro e chocam os traseiros.


Lazarim (Viseu)

Considerado um dos festejos carnavalescos mais típicos do país, na vila de Lazarim, no Concelho de Lamego, os caretos substituem o samba, mostrando nas ruas uma manifestação de encenações ancestrais da cultura portuguesa.

O trabalho dos artesãos e das gentes locais, fiéis a um passado comum exigente, elabora de forma artesanal as máscaras e os trajes dos Caretos de Lazarim, são ainda preparados em segredo os testamentos, famosos pelo seu grau de malícia satírica, para serem lidos na Terça-Feira Gorda. Neste dia, as comadres e os compadres envergam as suas máscaras esculpidas em madeira de amieiro e trajes típicos, ocultando a sua identidade e procedendo ao ancestral jogo de rivalidade entre sexos.

O Entrudo de Lazarim, termina com a leitura dos testamentos, seguindo-se a morte do compadre e da comadre no fogo e a oferta de uma feijoada e caldo de galinha a todos os presentes.

Site oficial com as informações do carnaval de Lazarim aqui.


Outros Carnavais

Outros lugares onde tem festas, blocos de rua e animação: PortoLisboaNazaréMealhadaElvasAldeias de Xisto de GoisCarnaval na Neve na CovilhãBatalha das Limas (Açores).

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »