Jogo do Lobisomem para socializar e brincar com amigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
Jogo do Lobisomem para socializar e brincar com amigos

Esqueça os video-games e aparatos tecnológicos, esse é um jogo de grupo à moda antiga, onde não se usa nada além de pedaços de papel ou um baralho – mas deixamos um prontinho pra baixar a seguir.

O jogo do Lobisomem (Werewolf Game) é um jogo que eu costumava brincar muito na minha infância e adolescência quando íamos para o sítio dos meus pais com a família e amigos. Há pouco tempo busquei e não encontrei mais ele de forma fácil na internet, então resolvi guarda-lo aqui para poder consultar quando quiser e ensinar meus filhos no futuro.

“Lobisomem é um jogo simples para um grande grupo de pessoas (sete ou mais). Não requer nenhum equipamento além de alguns pedaços de papel; você pode jogar sentado em um círculo. Eu diria que é um jogo de festa, exceto que é um jogo de acusações, mentiras, blefes, adivinhação, assassinato e histeria da multidão.”

Andrew Plotkin, criador de Lobisomem

Werewolf é baseado no jogo Mafia, criado em 1986 por Dimitry Davidoff, um estudante de psicologia da URSS. Em 1997, Andrew Plotkin adicionou o tema Lobisomem e documentou as regras. Lobisomem se tornou uma referência em conferências de tecnologia e convenções de jogos, e muitos jogadores, incluindo eu, o consideram um dos jogos mais difíceis e elegantes já criados.

Regras do Werewolf Game

As regras são simples. O moderador divide os jogadores em duas equipes secretas – os lobisomens e os aldeões. O objetivo dos lobisomens é matar todos os aldeões antes de serem descobertos. O objetivo dos aldeões é identificar os lobisomens e votar linchá-los.

Os ciclos de jogo são o dia e a noite. Durante a noite, todo mundo fecha os olhos, exceto os lobisomens. Os lobisomens silenciosamente decidem qual jogador eles querem matar, e sinalizam a sua escolha para o moderador. Uma vez que eles fizeram a sua escolha, o moderador pede a todos para abrir os olhos e anuncia quem foi morto. Então, todo mundo é livre para dizer ou fazer qualquer coisa para adivinhar quem os lobisomens são, e votar para linchar alguém de quem eles suspeitam. Este jogador revela sua identidade, e se existem lobisomens sobreviventes, a noite começa novamente.

Deixamos aqui uns cards com os personagens do Werewolf Game prontos para impressão

Configurando o Jogo do Lobisomem

Lobisomem funciona melhor com sete a vinte jogadores e um moderador. É melhor jogar com um número ímpar de jogadores.

Você vai querer fazer alguns cartões para atribuir aos jogadores seus papéis.

Matt Wolff observa que “em sua base, este é o jogo mais simples que existe. Você não precisa de nada para jogar – e é por isso que é tão popular”.

Para a maioria dos jogos, você vai querer o seu deck de cartas tenha:

  • Dois Lobisomens;
  • Um Médico;
  • Um Vidente; e
  • Cartões de aldeão em número suficiente para os demais.

Embaralhe as cartas e as distribua. Todo mundo deve olhar para o seu cartão e memorizar a sua identidade, mas deve-se manter a sua identidade secreta. Dois dos jogadores agora são secretamente lobisomens, e os demais são aldeões.

Dois moradores também têm poderes secretos. Cada noite, o médico pode secretamente proteger um jogador de ser morto pelos lobisomens e, a cada noite, o vidente pode investigar secretamente um jogador e descobrir se ele é um lobisomem ou não.

Noite no Werewolf Game

1. Lobisomens atuam

O jogo começa durante a noite, e toda a gente fecha os olhos. O moderador diz:

“Lobisomens, abram os olhos.”

Neste ponto, os lobisomens abrem os olhos e olham ao redor para ver quem seus companheiros lobisomens são. O moderador diz:

“Lobisomens, quem vocês querem matar?”

Agora, os lobisomens silenciosamente trabalham juntos para determinar a quem matar. Eles podem usar gestos, palavras na boca, e apontar para fazer a sua escolha, mas devem fazê-lo de forma rápida e silenciosa. O moderador diz:

“Lobisomens, fechem os olhos… Doutor, abra os olhos.”

2. Doutor atua

O Doutor abre os olhos, e o moderador diz:

“Doutor, quem quer salvar?”

O Doutor aponta para qualquer jogador (incluindo ele próprio) a quem ele quer proteger. O moderador diz:

“Doutor, feche os olhos… Vidente, abra os olhos.”

3. Vidente Atua

O Vidente abre seus olhos, e o moderador diz:

“Vidente, quem quer investigar?”

O Vidente aponta para o jogador que ele quer investigar. Se esse jogador é um lobisomem, o moderador vai acenar com a cabeça “Sim.” Se esse jogador não é um lobisomem, o moderador vai acenar com a cabeça “não”. Em seguida, o moderador diz:

“Vidente, feche os olhos… Todos abram os olhos.”

4. Moderador atualiza

Agora, o moderador irá dizer a todos o que aconteceu durante a noite:

“Durante a noite, os lobisomens rasgaram o João membro a membro (sinta-se livre para embelezar esses detalhes).”

No caso raro que o médico salvou o jogador que os lobisomens atacaram, o moderador acrescenta:

“… Mas o médico o salvou, e ninguém morreu!”

Se algo der errado com este roteiro durante a noite, você pode acabar estragando o jogo todo.

Dia no Werewolf Game

1. todos Discutem

Este é o lugar onde Lobisomem fica muito legal. Durante o dia, os jogadores podem dizer ou fazer qualquer coisa (incluindo mentir, fazer alianças, afirmar ser uma personagem que não é, etc.) em suas tentativas de convencer o outro de que eles são inocentes e as pessoas que eles suspeitam são lobisomens. A única coisa que você não pode fazer é revelar o seu cartão para outro jogador.

Cada dia normalmente começa com uma discussão sobre o que aconteceu durante a noite. Até o final do dia, os jogadores terão de nomear alguém que eles suspeitam de ser um lobisomem e votar em linchá-lo.

2. Escolhem quem linchar

Quando a maioria dos jogadores votar linchar alguém, o moderador volta para o jogador e diz:

“Você está morto. Se você é um lobisomem, revele o seu cartão.”

Se o jogador linchado revela o seu cartão como um lobisomem, os moradores podem respirar um suspiro de alívio – eles estão um lobisomem mais perto de sobreviver e ganhar o jogo. Se o jogador linchado não revela seu cartão, significa que um aldeão foi indevidamente morto – e que poderia ter sido o médico ou vidente!

3. Jogo segue os ciclos

A partir momento em que um jogador é declarado morto (ou seja, no momento em que o moderador diz: “Você está morto!”), eles não podem mais falar pelo resto do jogo. Eles não fazem qualquer acusação ou discursos de morte, e eles não podem revelar qualquer informação (ou seja, se eles eram o Vidente, nem quem eles investigaram na última noite).

Fica nossa dica para o moderador que caso seja morto o vidente ou o médico, o ideal é que continue a chama-lo durante a noite e perguntar quem quer salvar ou investigar, mesmo que seja sem efeito. Assim, os aldeões e lobos não saberão se o médico ou vidente ainda está no jogo ou não.

O Dia é menos complicado do que a noite, mas ainda há uma série de detalhes importantes para que tudo corra bem.

Como Andrew Plotkin escreve: “Uma vez que um jogador é linchado, a noite cai e o ciclo se repete. Toda a gente fecha os olhos, os lobisomens (ou lobisomem) secretamente escolhem alguém para matar, o vidente (se vivo) secretamente descobre a identidade de outro jogador; em seguida, o sol nasce, um jogador é encontrado morto, e os jogadores remanescentes começam a discutir o próximo linchamento. Repita até que um lado ganhe”.

Personalizando o jogo do Lobisomem

Há poucas regras no jogo Lobisomem, então mudando qualquer uma delas pode-se ter um efeito drástico. A coisa mais simples a fazer é a mudança do balanço de jogadores no jogo, mas mesmo isso pode ter um efeito importante.

Para se ter uma ideia melhor de como Lobisomem é equilibrado, Patrick Ewing e Fred Benenson modelaram o jogo e executaram algumas simulações.

Andrew Plotkin pensa que para um jogo modelado aleatoriamente (como este) que pretende dar aos seres humanos uma chance de 23% a 29% de ganhar – que se traduzirá em cerca de 50% de chance de ganhar, para pessoas reais (que são muito melhores do que a aleatória) deixa o jogo mais divertido. Para ver como a alteração dos papéis e número de jogadores afeta o jogo e essas chances, repare na descrição abaixo e consulte a tabela em anexo.

Vamos dizer que você está jogando com 7 pessoas, e 2 lobisomens.

Das 5 pessoas que são realmente os aldeões, um é vidente e um é médico.

Os aldeões neste cenário, jogando mais ou menos ao acaso, tem uma chance de 39% de bater os lobisomens, com jogos com duração média de quatro dias e noites.

Além do número de jogadores no jogo, existem algumas outras regras que você pode querer experimentar.

Regras alternativas

Regras adicionais podem ser definidas quando há muitos jogadores em um jogo de Lobisomem.

Há cartas especiais, algumas das quais podem ser secundárias, como o bêbado da aldeia. Esses papéis especiais podem dar aos jogadores vantagens ou desvantagens, mexendo-se a dinâmica tradicional de minoria contra a maioria, informados contra desinformados.

A Bruxa: O aldeão tem duas poções: a primeira é uma poção de cura, que pode ser usada para ressuscitar um jogador morto por um lobisomem durante a noite. O segundo é um veneno, usado durante o dia para assassinar um jogador a qualquer hora. Cada poção só pode ser usada uma vez por jogo. A bruxa não pode salvar-se depois que ela foi morta, e ela provavelmente não tem nenhuma razão para envenenar a si mesma.

A Garotinha: Este papel é uma versão limitada do vidente. Todas as noites, a menina pode secretamente espreitar como os lobisomens escolhem sua vítima, mas se os lobisomens a pegarem, eles podem apontá-la para o moderador e a menina morre de susto. Quando há uma garotinha no jogo, todos os jogadores devem mostrar seus rostos enquanto dormem.

O Traidor: O Traidor é um aldeão com uma aliança secreta com os lobisomens. O Traidor não acorda durante a noite com os lobisomens e não é identificado como um lobisomem se investigado pelo Vidente. O Traidor trabalha para proteger os lobos durante o dia e ganha somente se os lobisomens ganharem.

Lycan: O Lycan é um aldeão que aparece como um lobisomem se investigado pelo Vidente.

O Aldeão Bêbado: Este pode ser um papel secundário, levado para além do papel atribuído. Os bêbados da vila têm uma desvantagem – eles só estão autorizados a se comunicar usando ruídos e gestos. Você também pode exigir que o aldeão bêbado tome um gole cada vez que ele tenta comunicar alguma coisa ao grupo.

Como ser um grande moderador

Um jogo de lobisomem pode ser bom ou ruim de acordo com a qualidade do moderador. As regras do Lupus in Tabula’s diz que ”o papel do moderador é fundamental: a ambientação do jogo depende exclusivamente da sua habilidade. Não hesite em criar uma atmosfera de arrepiar. Desdobre o suspense quando revelar as vítimas dos lobisomens. Reacenda os debates quando eles esfriarem”.

Meu conselho mais importante seria a de garantir que os jogadores percebem você o menos possível, e só se envolver no jogo quando é absolutamente necessário. Já vi grandes jogos arruinados pelos moderadores que fizeram tudo focar em si mesmos, dando dicas de estratégia para os jogadores, se envolvendo em debates, etc.

Andrew Plotkin escreve: ”É muito importante que os jogadores mortos não falem, e o moderador não fale fora de sua capacidade oficial – mesmo para corrigir uma distorção flagrante sobre uma questão de registro. Eu vi um jogo onde um jogador – um lobisomem – recitou a história do jogo até aquele momento: ‘X foi assassinado, então nós linchamos Y, então Z foi assassinado …’ E ele trocou dois nomes, um assassinado de noite e um linchado de dia, para confundir as coisas. Seria injusto para um jogador morto a dizer ‘Ei, isso não está certo, eu fui linchado!”

Além de não estragar a suavidade de uma fase noite, seu trabalho mais importante como moderador é encontrar o momento certo durante o dia para levar as coisas a um voto. Se as coisas estão se movendo lentamente ou as pessoas estão apenas se repetindo, geralmente é um bom momento para pedir indicações. Você também pode ter que se envolver na votação se há um impasse ou um nó que não pode ser desatado. Se este for o caso, eu costumo deixá-los jogar por conta própria (porque esse é um grande momento de muita tensão). Se o impasse não for resolvido, você pode optar por não deixar os moradores matarem ninguém ou você pode ameaçar matar o jogador mais quieto se ele não se decidir em cinco minutos.

Como ser um grande jogador

Lobisomem é um jogo social, e mau comportamento pode torná-lo menos divertido. Há três maneiras de arruinar o jogo: Trapaceando, sendo inconveniente, e usar metagaming.

Trapacear inclui olhar o cartão de outro jogador, falar com jogadores mortos, falar ou se comunicar de qualquer outra forma com os jogadores depois de ter morrido, mostrar o seu cartão enquanto você ainda está vivo, ou abrir os olhos à noite. Todo mundo vai saber se você trapacear, e vão te odiar por isso pois vai estragar a diversão do jogo.

Ser inconveniente inclui desistir antes do final do jogo, saindo vergonhosamente ao revelar o seu papel quando não é o momento, ou votando em linchar os jogadores com base em rancores pessoais.

Metagaming é trazer coisas de fora do jogo pra dentro dele. Isto pode variar de irritantes (jogadores acusando com base em um “dizer”, ou em seu nível de experiência de jogo) a tóxicos (adivinhar identidades com base nos hábitos de moderadores ou linchar pessoas com base em seus papéis em um jogo anterior). Outros tipos de metagaming incluem:

  • Confiar em amigos, cônjuges, ou jogadores experientes (“Confie em mim, eu sou o seu melhor amigo!” É papo de lobisomem).
  • Linchar pessoas por razões arbitrárias (estar vestindo uma camisa vermelha ou estar usando o celular).
  • Revelando os papéis de outros jogadores.

Estratégia

Em Lobisomem, seu personagem não tem nenhuma ‘estatística’. Você não joga dados para inteligência ou carisma. Tudo que você tem são as suas próprias capacidades. Persuasão, intuição e percepção são seus únicos amigos.” Matt Wolff, especialista em Lobisomem

A estratégia de Lobisomem envolve uma combinação de dedução e decepção, e as habilidades mais importantes que você pode ter são prestar atenção aos detalhes, saber em quem você pode confiar, e mentir com confiança.

Jogando como aldeão é o papel mais difícil no jogo. Ao contrário dos lobisomens ou vidente, você não tem nenhuma informação.

O Vidente é o papel mais importante na aldeia. Ser o Vidente também pode ser uma tarefa ingrata – você pode jogá-lo perfeitamente e ainda ser linchado.


Espero que usem e divitam-se!

Para registro, nós usávamos esse site como base, que foi de onde pegamos as imagens e regras, mas ele não está mais funcional: Maxistentialism.com/werewolf/

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »