Feira de Espinho e outras – Tudo que você precisa saber

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

Feira de Espinho e outras – Tudo que você precisa saber

Na Feira de Espinho semanal você pode comprar diretamente dos pequenos agricultores locais, produtos fresquinhos.

É uma feira onde encontra-se de tudo, de tecidos a queijos, a preços melhores que nas lojas, é realmente uma infinidade de produtos.

Desde 1894 a feira de Espinho acontece, nessa altura era uma feira quinzenal, mas com o crescimento da população passou a ser semanal e tornou-se a maior feira semanais da Península Ibérica.

É um ótimo lugar pra quem gosta de visitar as feiras locais, provar e ver as diferentes frutas, cores, sabores e cheiros. É aqui que um turista vai se colocar em contato com a gente local, idosos feirantes, pequenos produtores e o dia a dia dos moradores.

Sem dúvida, essa é uma feira que vale a viagem até Espinho em uma segunda-feira, pois fica muito pertinho do Porto.

Falando nisso, vamos às informações práticas.

Quando e Onde acontece a Feira de Espinho

Toda segunda feira das 7h às 19h. (com exceção dos feriados)

Largo da Feira – em espaço aberto entre as ruas 29 e 43

O que tem na Feira de Espinho

Na feira de Espinho você encontrará:

  • Vestuário,
  • Tecidos
  • Calçados,
  • Cerâmicas,
  • Artesanatos
  • Joalharias e Bijuterias
  • Queijos
  • Produtos de fumeiro
  • Floricultura
  • Peixe fresco e marisco – vende-se no mercado, edifício anexo à area da feira.
  • Pães
  • Verduras e legumes
  • Plantas
  • Itens para casa
  • Animais vivos
  • Peças de cama, mesa e banho
  • Panelas
  • Frutas

+ O QUE FAZER NO PORTO – ATIVIDADES IMPERDÍVEIS

O que mais fazer em Espinho

Para aproveitar a ida até lá, se você não conhecer Espinho ainda, sugiro explorar um pouco mais.

A feira fica muito próxima a praia, então no verão é possível programar um dia de praia. Vá a feira pela manhã, um almoço com peixe fresco e o resto do dia na praia de Espinho.


Feira de espinho

Dicas para aproveitar melhor a feira de Espinho

Saque dinheiro antes

A maioria dos feirantes só aceita dinheiro. Chegando lá há poucos caixas para levantar e as vezes ficam esgotados. Caso precise, você encontra um dentro do mercado Continente e outro no Lidl.

Cuidado com bolsas

Batedores de carteira são comuns, principalmente por saber que todos estão com dinheiro para suas compras. Atenção às bolsas, mantenha o dinheiro grudado ao corpo, da forma mais protegida possível.

Feira de espinho

A feira é por seções

Mais ao Sul você encontrará a parte de roupas de segunda mão e itens mais baratinhos, conforme vai subindo você passará pelo setor de calçados, de bolsas, roupas novas, roupa de cama, até chegar nos itens de casa, frutas, plantas, animais e comida.

É imenso, com pelo menos uns quatro corredores em casa seção e bem dividido.

Vá no horario ideal

Se você gosta de pegar tuuuudo aberto, vai cedo. A feira começa 7h da manhã.

Se você quer pegar a ‘xepa’, deixa pra ir umas 15h, e os vendedores estarão baixando o preço de tudo, principalmente das roupas de segunda mão na parte sul.

Facebook da feira de espinho.


Outras feiras que vale a pena visitar

Às feiras do concelho de Matosinhos também vale a pena visitar. São centenas de bancas onde vendem-se toda a gama de produtos hortícolas, fruta, carne, peixe, pão, ferramentas, mobiliário, vestuário, calçado, tapeçarias, louças, bijuteria, etc.

É muito parecida com a de Espinho, mas em menores dimensões. Confesso que não deixa a desejar, porque na feira de Espinho tem muito feirante vendendo produto repetido, então nessas duas só não tem tanta barraca igual.

Feira de Senhora da Hora e a Feira de Custóias

Deixei ai em cima a localização, e tem aqui também o facebook da feira de Senhora da Hora e aqui da Feira de Custóias.

Os sábados são os dias maiores das feiras no concelho de Matosinhos.

A Feira da Senhora da Hora acontece pela manhã de 7h até às 13h e a Feira de Custóias, à tarde, assumem-se como polos de atração para milhares de pessoas de todas as classes sociais.

Ir a estas feiras é a garantia de comprar de tudo e a bom preço, particularmente confeção e vestuário, num inconsciente frenesim.

A Feira de Custóias é a maior feira do concelho de Matosinhos.Nesta feira é possivel encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, nomeadmente fruta e legumes de produtores locais.

Na Feira de Custóias não vai ter problemas de estacionamento e, além disso, pode ir de metro até lá, porque existe uma paragem de metro – Paragem de metro de Cândido dos Reis – a 500 metros, ou seja, a 8 minutos, a pé do largo da feira.

A Feira de Custóias antigamente era realizada no Largo do Souto, e foi depois transferida para a localização actual. Custóias encontra-se servida pelas auto-estradas A4 e VRI. Relativamente à rede de transportes públicos, existem autocarros da STCP e Resende, e as seguintes estações do Metro do Porto: Linha B e E – Custóias, Linha C – Cândido dos Reis e Pias.

Feira dos Golfinhos

A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, tem lugar no quarto domingo de cada mês nesse amplo e bem cuidado espaço diante dos Paços do Concelho, que é o Jardim Basílio Teles.

Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos.

Feira Semanal de Santana

A Feira Semanal de Santana tem lugar todas as sextas-feiras à tarde no Parque de Santana, na freguesia de Leça do Balio. Neste mesmo local decorre, também, uma Feira Anual ainda muito frequentada por lavradores.

Rememorando a tradição, vão à festa para negociar os seus produtos, comprar artesanato ou alfaias agrícolas, futurar sobre o clima e as culturas ou selar contratos pelo compromisso da palavra.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

3 comentários em “Feira de Espinho e outras – Tudo que você precisa saber”

    • Eu já comprei casacão por 2 euros nessa feira. Super dá pra achar.

      Vai na feira de Senhora da Hora e na de Custóias também, ambas acontecem aoss sábados pela manhã. Lá eu já achei casacão de pele por 5€.

      Responder

Deixe um comentário

Translate »