Feira de Espinho e outras – Tudo que você precisa saber

Veja o índice desse artigo

Feira de Espinho e outras – Tudo que você precisa saber

Portugal é farto de mercados e feiras tradicionais. Na Feira de Espinho semanal você pode comprar diretamente dos pequenos agricultores locais, produtos fresquinhos.

É uma feira onde encontra-se de tudo, de tecidos a queijos, a preços melhores que nas lojas, é realmente uma infinidade de produtos.

Desde 1894 a feira de Espinho acontece, nessa altura era uma feira quinzenal, mas com o crescimento da população passou a ser semanal e tornou-se a maior feira semanais da Península Ibérica.

É um ótimo lugar pra quem gosta de visitar as feiras locais, provar e ver as diferentes frutas, cores, sabores e cheiros. É aqui que um turista vai se colocar em contato com a gente local, idosos feirantes, pequenos produtores e o dia a dia dos moradores.

Sem dúvida, essa é uma feira que vale a viagem até Espinho em uma segunda-feira, pois fica muito pertinho do Porto.

Veja todas as feiras e mercados do Porto e Norte aqui.

Falando nisso, vamos às informações práticas.

Quando e Onde acontece a Feira de Espinho

Toda segunda feira das 7h às 19h. (com exceção dos feriados)

Largo da Feira – em espaço aberto entre as ruas 29 e 43

O que tem na Feira de Espinho

Na feira de Espinho você encontrará:

  • Vestuário
  • Tecidos
  • Calçados
  • Cerâmicas
  • Artesanatos
  • Joalharias e Bijuterias
  • Queijos
  • Produtos de fumeiro
  • Floricultura
  • Peixe fresco e marisco – vende-se no mercado, edifício anexo à area da feira.
  • Pães
  • Verduras e legumes
  • Plantas
  • Itens para casa
  • Animais vivos
  • Peças de cama, mesa e banho
  • Panelas
  • Frutas

+ O QUE FAZER NO PORTO – ATIVIDADES IMPERDÍVEIS

O que mais fazer em Espinho

Para aproveitar a ida até lá, se você não conhecer Espinho ainda, sugiro explorar um pouco mais.

A feira fica muito próxima a praia, então no verão é possível programar um dia de praia. Vá a feira pela manhã, um almoço com peixe fresco e o resto do dia na praia de Espinho.


Feira de espinho

Dicas para aproveitar melhor a feira de Espinho

Saque dinheiro antes

A maioria dos feirantes só aceita dinheiro. Chegando lá há poucos caixas para levantar e as vezes ficam esgotados. Caso precise, você encontra um dentro do mercado Continente e outro no Lidl.

Cuidado com bolsas

Batedores de carteira são comuns, principalmente por saber que todos estão com dinheiro para suas compras. Atenção às bolsas, mantenha o dinheiro grudado ao corpo, da forma mais protegida possível.

Feira de espinho

A feira é por seções

Mais ao Sul você encontrará a parte de roupas de segunda mão e itens mais baratinhos, conforme vai subindo você passará pelo setor de calçados, de bolsas, roupas novas, roupa de cama, até chegar nos itens de casa, frutas, plantas, animais e comida.

É imenso, com pelo menos uns quatro corredores em casa seção e bem dividido.

Vá no horario ideal

Se você gosta de pegar tuuuudo aberto, vai cedo. A feira começa 7h da manhã.

Se você quer pegar a ‘xepa’, deixa pra ir umas 15h, e os vendedores estarão baixando o preço de tudo, principalmente das roupas de segunda mão na parte sul.

Facebook da feira de espinho.


Outras feiras que vale a pena visitar

Às feiras do concelho de Matosinhos também vale a pena visitar. São centenas de bancas onde vendem-se toda a gama de produtos hortícolas, fruta, carne, peixe, pão, ferramentas, mobiliário, vestuário, calçado, tapeçarias, louças, bijuteria, etc.

É muito parecida com a de Espinho, mas em menores dimensões. Confesso que não deixa a desejar, porque na feira de Espinho tem muito feirante vendendo produto repetido, então nessas duas só não tem tanta barraca igual.


Feira de Senhora da Hora e a Feira de Custóias

Deixei ai em cima a localização, e tem aqui também o facebook da feira de Senhora da Hora e aqui da Feira de Custóias.

Os sábados são os dias maiores das feiras no concelho de Matosinhos.

A Feira da Senhora da Hora acontece pela manhã de 7h até às 13h e a Feira de Custóias, à tarde, assumem-se como polos de atração para milhares de pessoas de todas as classes sociais.

Ir a estas feiras é a garantia de comprar de tudo e a bom preço, particularmente confeção e vestuário, num inconsciente frenesim.

A Feira de Custóias é a maior feira do concelho de Matosinhos.Nesta feira é possivel encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, nomeadmente fruta e legumes de produtores locais.

Na Feira de Custóias não vai ter problemas de estacionamento e, além disso, pode ir de metro até lá, porque existe uma paragem de metro – Paragem de metro de Cândido dos Reis – a 500 metros, ou seja, a 8 minutos, a pé do largo da feira.

A Feira de Custóias antigamente era realizada no Largo do Souto, e foi depois transferida para a localização actual. Custóias encontra-se servida pelas auto-estradas A4 e VRI. Relativamente à rede de transportes públicos, existem autocarros da STCP e Resende, e as seguintes estações do Metro do Porto: Linha B e E – Custóias, Linha C – Cândido dos Reis e Pias.


Feira dos Golfinhos

A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, tem lugar no quarto domingo de cada mês nesse amplo e bem cuidado espaço diante dos Paços do Concelho, que é o Jardim Basílio Teles.

Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos.


Feira Semanal de Santana

A Feira Semanal de Santana tem lugar todas as sextas-feiras à tarde no Parque de Santana, na freguesia de Leça do Balio. Neste mesmo local decorre, também, uma Feira Anual ainda muito frequentada por lavradores.

Rememorando a tradição, vão à festa para negociar os seus produtos, comprar artesanato ou alfaias agrícolas, futurar sobre o clima e as culturas ou selar contratos pelo compromisso da palavra.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.

Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? Ou reserve pelo Hoteis.com e ganhe diárias gratuitas a cada dez. E não esqueça de fazer um seguro viagem pra não ter dor de cabeça.

Não esqueça da lista de bagagem e de comprar um chip de internet pra usar viajando.

Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Clique aqui pra fazer a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Sobre mim
Author picture

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

3 comentários em “Feira de Espinho e outras – Tudo que você precisa saber”

    • Eu já comprei casacão por 2 euros nessa feira. Super dá pra achar.

      Vai na feira de Senhora da Hora e na de Custóias também, ambas acontecem aoss sábados pela manhã. Lá eu já achei casacão de pele por 5€.

      Responder

Deixe um comentário

Translate »