Como Tirar Passaporte – Passo a Passo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
Como Tirar Passaporte – Passo a Passo


Se você tem programado uma viagem internacional, vai precisar de um passaporte. Os únicos países que aceitam RG como documento são nossos vizinhos sul-americanos.
O passaporte é emitido pela Polícia Federal no Brasil e o prazo de emissão varia de acordo com o local de atendimento ao público. Em muitas cidades, o agendamento é feito pela internet, o que facilita bastante.
Caso esse não seja o seu primeiro passaporte, informamos que o procedimento é o mesmo para primeiro ou demais, não existe renovação de passaporte. Após o prazo de validade expirar, você precisará entrar no processo comum de emissão e cumprir todos os passos.
Veja o passo a passo para tirar seu passaporte:

Passo a Passo

Nesse link clicando aqui você consegue visualizar a pagina principal da PF com várias informações sobre passaporte.

    1. Verifique Documentação Necessária: Clique aqui pra ver a Documentação Necessária e leia atentamente, para certificar-se de que possui todos os documentos necessários.
    1. Requerer Emissão: Ciente de que possui toda a documentação original necessária, clique aqui para Requerer Passaporte e posteriormente em clique aqui para emitir passaporte.
    1. Formulário e GRU: Preencha o formulário com seus dados e ao final clique em “IMPRIMIR”, para que seja gerada a GRU (guia de recolhimento da união). Obs.: Para impressão do PROTOCOLO e da GRU pode ser necessária a instalação do Adobe Acrobat Reader ou de qualquer outro software leitor de PDF. 
    1. Pagar: Efetue o pagamento da GRU. – Caso tenha perdido, reemita clicando aqui.
    1. Agendar atendimento: Somente após compensação da GRU será o possível agendar o atendimento para um dos postos. Essa compensação pode demorar entre 24 e 72 horas. Para agendar, clique aqui para ser direcionado ao ‘Agendar Atendimento’. – Para reagendamento, clique aqui. – Para consultar o cancelar o agendamento, clique aqui.
  1. Ida à Polícia: Após agendar seu atendimento, reúna toda a documentação necessária, e compareça ao posto escolhido no dia e horário marcados. É obrigatória a presença do requerente no posto escolhido, inclusive menor de 18 anos, tanto no dia agendado quanto posteriormente, para retirada do passaporte pronto, tendo em vista que o procedimento envolve coleta/conferência de imagem facial e de impressões digitais, quando for o caso.
  2. Acompanhe sua solicitação: Consulte o andamento do seu pedido de passaporte clicando aqui.
  3. Coleta: O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, no horário e local indicados no dia da solicitação, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento.

Prazo de Entrega

No dia do atendimento, o posto verificará os documentos, coletará os dados biométricos e informará a data provável da entrega do passaporte. A previsão inicial de entrega é de 6 (seis) dias úteis, contudo, como o processo envolve outros órgãos, fabricante da caderneta e empresas entregadoras, pode haver aumento deste prazo. O posto escolhido, porém, terá condições de dar uma previsão mais acurada para o momento e localidade.

Validade do Passaporte

A validade dos passaportes é de até 10 anos. Após esse prazo, caso necessite empreender viagem internacional, será necessário solicitar novo passaporte.
O passaporte para menor de 18 (dezoito) anos terá validade variável de acordo com sua idade, e você pode ver clicando aqui.

:: Passaporte com data de validade vencida: Ao identificar que a validade de seu passaporte expirou, caso deseje solicitar novo passaporte, faça todo procedimento de emissão novamente, pois passaporte não se renova, apenas emite-se um novo. Você não precisa esperar até o vencimento do seu passaporte atual para solicitar outro.

Renovação do Passaporte

O passaporte não poderá ser renovado. A cada solicitação, é emitido novo passaporte, inclusive com nova numeração.

Passaporte com mínimo de 6 meses de validade

Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade, outros, 03 meses a partir do ingresso em seu território. E outros aceitam o passaporte brasileiro até o último dia de sua validade. Dessa forma, informe-se a respeito do procedimento adotado pelo país que pretende visitar e requeira novo passaporte com uma segura antecedência, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

Validade da GRU e Prazo de agendamento

A GRU paga vale por 5 anos e você pode utiliza-la para o agendamento em até 180 dias. Depois disso, o cadastro feito será descartado. Caso queira utiliza-la ainda, vá direto a um posto de atendimento da Policia Federal e explique para um atendente o ocorrido. É possível pedir reembolso também. Caso tenha problemas pra agendar uma GRU paga a mais de 90 dias, veja essas informações clicando aqui.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Clique aqui para receber grátis a cotação diária do Euro e Dólar

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil

Faça já a sua simulação abaixo e use o cupom: 5CANTOS 👇🏻

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis
Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

É mais fácil planejar sua viagem com a ajuda do Cinco Cantos

Quando você usa os serviços que usamos e recomendamos, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso :)
Essa pequena comissão nos motiva a produzir cada vez mais conteúdos úteis para te ajudar

Autor desse artigo:

Deixe um comentário

Translate »