China: Quando ir

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo

China: Quando ir

Gente, a china tem tamanho continental, então não pode-se esperar um clima padrão pra todo o país, pois ela vai variar de acordo com a latitude, longitude e altitude de onde vocês estiverem.
Como no Brasil, o clima se difere nas regiões. Caracterizamos um pouco cada região pra facilitar:

  • Nordeste: Clima tipicamente continental com meses de Verão quentes e húmidos e meses de Inverno muito frios e secos.
  • Noroeste: Clima semiárido em que os invernos são frios e secos e os Verões quentes e secos.
  • Central: Invernos frios e verões muito quentes, e chuvosos com elevados índices de humidade.
  • Sul: Subtropical húmido com uma estação chuvosa que ocorre entre junho e setembro. Os meses de Inverno apresentam temperaturas amenas e índices de humidade superiores a 80%.

Devido à dimensão do país e à diversidade climática não é fácil determinar qual é a melhor época para visitar a China.
Genericamente, os melhores períodos pra visitar a maioria das regiões é a Primavera e o Outono. Nessa época as temperaturas são mais amigáveis e não tem tanta chuva.
Já se você tem uma região definida, segue essa indicação:

  • Xangai: Vá no Outono, meio de setembro até final de outubro. Mas esses também são bons: abril, maio, junho, setembro, outubro e novembro.
  • Pequim/Beijing: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro – quando as temperaturas são mais amenas e chove menos. Meses mais quentes: Junho, Julho e Agosto. Mais frio: Janeiro. Mais chuvosos: Julho e Agosto.
  • Hong Kong e Macau: Outubro e Novembro.
  • Xian: Tempo favorável durante 8 meses por ano.

Hong Kong

Hong Kong está localizada na área leste da Ásia e ao sudeste da China continental. A região está no hemisfério norte, ou seja, enquanto é verão no Brasil, é inverno por lá, enquanto é inverno aqui, é verão em Hong Kong.
Viajando no inverno você tem chances de pegar um friozinho, que não raramente é inferior a 10 graus, e viajando no verão é certo que encontrará calor. O calor de Hong Kong é realmente muito forte e por ser um lugar muito úmido, ao sair na rua se sentirá suado com facilidade, então tenha essa característica em mente ao realizar a viagem.
Os meses com maior ocorrência de chuva são maio, junho, julho, agosto e setembro e os meses mais secos são novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Nossa sugestão é viajar em meses como outubro e novembro, por exemplo.

Festas

Entre as festividades que acontecem em Hong Kong estão o Cheung Chau Bun Festival, o Dragon Boat Races e o aniversário de Buddha. Outro evento para ficar de olho é o ano novo chinês, que todo ano acontece em um dia diferente; durante as festividades, a cidade recebe muitos turistas vindos da China.

Feriados

Nesta página, você pode conferir uma lista dos feriados de Hong Kong. Repare que o calendário anual de feriados pode variar, pois quando um feriado cai em um domingo, por exemplo, ele pode ser substituído pelo próximo dia útil.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »