Na maioria dos nossos roteiros publicados no blog, recomendamos e alugamos um carro. Isso porque as vantagens são inúmeras e a independência e o conforto são só alguns exemplos do que um carro proporciona.
Viajando com um meio de locomoção próprio você tem muito mais comodidade e agilidade na estrada e na cidade de destino.
Quando comparado à locomoção através de transporte público, o aluguel de um carro economiza horas no caminho e ganha mais tempo para curtir a viagem, além de mais segurança para circular no horário que quiser ou que for mais conveniente de acordo com os seus compromissos.
Mas antes de ensinar como alugar carro, quero deixar duas dicas que são indispensáveis pra quem quer viajar alugando carro.
:: Planeje um roteiro: Quem viaja de carro costuma percorrer diferentes cidades e até países. Verifique se conseguirá entregar o carro na mesma loja física que alugou. Por que em algumas agências de automóveis é preciso pagar uma taxa extra caso entregue o veículo em uma loja diferente em outra cidade, estado ou país.
:: Procure alugar seu carro com antecedência: Não deixe pra última hora ou pra hora de chegar ao destino. Antecipar-se te garante um gasto a menos e tranquilidade na hora da viagem, além de conseguir preços ainda mais acessíveis e descontos bacanas.
Por isso, pesquise bem qual empresa tem os melhores veículos e serviços para a sua necessidade. A internet é sempre uma das nossas maiores aliadas nessas horas e nós vamos te passar alguns sites pra você pesquisar o melhor preço antes de fechar negócio.
Onde alugar
Eu utilizo 3 buscadores online, que são os que sempre consigo as melhores taxas e melhor atendimento.
Como funcionam: Esses buscadores são portais de comparação de preços que possibilitam verificar os melhores preços entre as principais locadoras do mundo, sem precisar ir no site de uma a uma. Basta selecionar a cidade e fazer a busca, o aluguel e o cadastro são feitos online o carro já fica liberado no sistema.
Todas as vezes que comparei direto no site da agencia, com a empresa direto ficava muito mais caro. Outro benefício é ter um intermediário em casos de problemas. A única vez que tivemos problema alugando carro em Portugal foi por fazer direto no site da agência, que tinha várias pegadinhas, depois disso, nunca mais aluguei sem ser pelos buscadores que vou te apresentar a seguir:
Discover Cars
Descobri esse buscador nos últimos tempos e virou meu preferido. Muito barato e atendimento excelente! É onde eu tenho conseguido os melhores preços. Aqui em Portugal a média diária que pago com eles é de 2 à 5 euros por dia. Eles tem suporte ao cliente 24/7 em 12 idiomas através do chat, telefone ou e-mail. Clique aqui pra simular com eles.
Rental Cars
Para viagens internacionais, também uso a RentalCars. Eles possuem uma rede de forneceedores bem ampla e atuam em praticamente todos os destinos. Então se não aparecer no DiscoverCars, aparece aqui. Clique aqui pra simular com a Rental Cars.
Rent Cars
A Rent Cars possui apenas um ‘AL’ à menos, mas alguns reais a mais…rs
Eles acabam valendo a pena para aluguel nacional, pois não possuem preços tão bons quando a primeira opção, mas sua plataforma é mais moderna e amigável, o que facilita a busca. Outras vantagens da RentCars é cobrar em real, então não tem IOF, e poder parcelar muitos alugueis. Vira e mexe eles tem cupom de desconto também, se tiver, você acha aqui. Pra pesquisar com eles, clica aqui.
Outras
Essas aqui são as agencias direto, sem buscadores. Costuma ser bem mais caro alugar com elas direto:
- Avis: 0800-725-2847
- Hertz: 0800-701-7300
- Localiza: 0800-979-2000
- LocarAlpha: 0800-722-1176
- Mobility: 0800-016-0525
- Movida: 0800-606-8686
Procedimentos para alugar um carro
Se a sua opção é o aluguel de carro para viagem, chegou a hora de efetuar a reserva. Nesse momento, é muito comum esbarrar em algumas dúvidas sobre os procedimentos para a locação do veículo. Por isso, separamos abaixo uma lista rápida com alguns detalhes que você deve prestar atenção.
Requisitos básicos para alugar automóvel
Para alugar carro no Brasil é obrigatório que o responsável pela locação do veículo (locatário) apresente e se enquadre nos seguintes itens:
- Idade: Normalmente o motorista deverá ter 21 anos ou mais, algumas permitem menor de 21 com seguro especial;
- Validade da carteira: A carteira de motorista deverá ter sido emitida nos últimos dois anos. Se sua carta estiver vencida, ela não terá a tolerância dos 30 dias como dentro do seu país.
- PID: Em alguns países é exigida a Permissão Internacional para Dirigir, que é sua habilitação traduzida. Pra ter, é só pagar. Preencha o requerimento no site do detran, pague a taxa, e busque. Ela vai adotar a mesma validade da sua carta. Clique aqui pra ver mais sobre o PID no site do detran do RJ.
- Outros documentos: Se estiver no estrangeiro, vão pedir o passaporte original válido;
- Cartão de crédito: Todas as agências pedem um valor de caução (uma garantia ao retirar o veículo), que varia por locadora de carro, categoria de veículo, período da locação do automóvel, e em alguns casos pelo tipo de proteção contratada). Mas para todos os casos, será necessário um cartão de crédito com bom limite pra pagar o aluguel e o cauçao. Verifique se o seu cartão fornece seguro de carro alugado gratuitamente, você pode economizar um bom dinheiro.
- Outras: Cada locadora pode ter exigencias diferentes ou extras, leia a parte de condições toda para evitar cair em pegadinhas.
Como alugar
O processo de aluguel é bem fácil, bastando cumprir os requisitos acima. Mais embaixo fizemos uma lista de sites que você pode usar pra fazer a reserva.
Além de ganhar tempo alugando o carro antes da viagem, os preços costumam ser menores se você fizer a reserva com antecedência. Outra vantagem é garantir o tipo de veículo que deseja, já que a procura é maior no período de férias escolares e feriados prolongados. Veja as promoções oferecidas por cada locadora, que fazem convênios com companhias aéreas, hotéis, empresas de cartões de crédito e seguradoras.
No site do aluguel:
- Indique o local, a data e horário de retirada e devolução do carro.
- Escolha o grupo do carro, as tarifas e os opcionais que mais se adequam às suas necessidades.
- Forneça seus dados pessoais e finalize a reserva.
- Retirada do carro: Vá até a agência de retirada escolhida e apresente o código da reserva (localizador) juntamente com sua CNH e o cartão de crédito.
Quais documentos levar
Formas de pagamento
Atualmente, a forma universal de pagamento aceita é com cartão de crédito, direto à locadora, podendo ser parcelado sem juros, de acordo com a condição comercial de cada cada empresa. Certifique-se de que a locadora aceita a bandeira do cartão que pretende utilizar. Pagamentos com cheques normalmente não são aceitos.
Como retirar o veículo
Quais os custos adicionais na hora de alugar um carro
Na hora de alugar um carro, há também outros custos extras que são opcionais. Cobra-se, por exemplo, uma taxa diária para cada motorista adicional. Pode-se também optar pelo aluguel de GPS, cadeirinha para criança, entre outros. Há também uma taxa para devolver o carro em um local diferente do da retirada. Atrasos também são penalizados e cobra-se por hora adicional.
Qual o período de aluguel
Mais informações: Saiba antes de alugar
Duração da diária
As diárias são contadas em ciclos de 24 horas a partir do horário da retirada. É o período mínimo considerado para contratação de locação de automóvel.
Taxas e impostos
No setor de locação de automóveis é usual a cobrança de taxas e impostos à parte, que são acrescidos aos valores das tarifas, e quando for o caso também nos opcionais. Verifique se as taxas já estão inclusas no valor final do orçamento.
Ao retirar o carro na locadora de veículo
Ao retirar o carro na locadora, é importante portar o voucher enviado por e-mail com a confirmação de sua reserva, principalmente para que possam identificá-la. Nesse momento deverá apresentar documentação original (CNH, RG, CPF e cartão), será feita a análise de crédito, e em seguida o encaminhamento para a retirada do veículo, quando haverá a vistoria, item importantíssimo, é nela que serão verificadas possíveis avarias, serão marcadas na ficha de avaliação, o locatário assinará concordando, e na devolução, será feita nova conferência, verificando se há algum dano novo, pelo qual, a locadora vai cobrar até o limite da franquia;
Cliente com restrição financeira
A maioria das locadoras, em função do alto valor do bem alugado, faz uma rigorosa consulta cadastral, e ao encontrar restrições no CPF do locatário (algumas vezes até mesmo no de motorista adicional), negam-se a entregar o carro. Esse procedimento é feito somente na retirada do veículo, pela locadora de carros. Portanto, se souber ter algum apontamento em seu nome, não faça reserva sem antes falar com a agencia, a fim de que possam verificar se há algo que possam fazer;
Seguros e proteções
A maioria das locadoras incluem ou obrigam a contratação de seguro para o veículo locado. Mesmo que o locatário tenha condições especiais através de sua seguradora ou operadora de cartão de crédito, no que se refere a seguro, eles exigem que seja feito com eles.
Nos casos de sinistro ou roubo do carro o locatário será obrigado a pagar até um determinado valor a título de franquia.
Já tivemos o carro arrombado e tivemos que usar o seguro, mas como alugamos pelo cartão de crédito que possuía benefício de seguro, conseguimos pegar todo o reembolso. (Para quem tiver interesse, usamos o Visa Tam Fidelidade Platinum)
Proteção a terceiros
Nem todas as locadoras incluem seguro a terceiros, é considerado um item opcional. Tenha certeza de que quer contratá-lo, de que a locadora escolhida no site não tenha essa proteção inclusa, e nos casos em que achar necessário, acrescente na reserva, ou solicite no momento da retirada do veículo;
No caso de acidente/roubo
No caso de qualquer sinistro é necessário fazer um Boletim de Ocorrência (BO), e apresentá-lo, ou o seu protocolo à locadora num prazo máximo de 24 horas após ao ocorrido, única maneira de acionar o seguro. A não observância dessa condição pode acarretar na perda da proteção contratada, assumindo o locatário responsabilidades por qualquer situação que envolva o veículo locado.
Motorista Adicional
Sempre que alguém, além do locatário for conduzir o veículo, torna-se indispensável informar o nome completo quando solicitar a reserva, ou quando retirar o carro diretamente na locadora. Esse condutor adicional também deverá ter 21 anos completos, ser habilitado por no mínimo 2 anos, e em algumas locadoras de carros também é exigido não ter restrições financeiras no CPF. O número de motoristas adicionais poderão ser limitados (em geral até 2), e é necessário que o(s) mesmo(s) esteja(m) presente(s) no momento da retirada do automóvel. A indicação do condutor adicional gera um custo na maioria das locadoras, e que pode variar numa cobrança diária entre R$ 2 e R$ 5, ou cobranças por período. Importante: No caso de multas, as mesmas serão atribuídas ao condutor principal, não havendo possibilidade de transferências de pontos. Em caso de sinistro envolvendo pessoa não informada o seguro deixa de ter validade.
Modelo específico de carro
Nenhuma locadora aluga seus veículos por modelo específico ou cor, somente por categoria, por exemplo o carro básico sem ar, que se refere a um modelo popular, motor 1.0, normalmente 2 portas, sem ar condicionado, e os carros que se adequarem a essa característica poderão ser entregues na retirada, e não há como pedir reserva antecipada de modelo em particular. Das reservas confirmadas, na falta do grupo reservado, normalmente o atendimento será feito pela locadora em carro de grupo superior;
Devolver o carro numa cidade diferente de onde retirou
Desde que a locadora tenha lojas em ambas as cidades, isso é possível, com a cobrança de uma taxa de retorno que varia entre agencias e quantidades de quilômetros de distancia.
No-show (não comparecimento)
No-show é o termo utilizado para os casos em que o cliente faz a reserva e não comparece para retirar o carro.
Além de ser boa prática, é ideal cancelar qualquer reserva que não vá utilizar, isso os ajuda a atender outros clientes, faz com que a locadora de automóveis não fique segurando o veículo para atender sua solicitação em vão.
Utilização do carro em outros Países
Nem todas as locadoras permitem travessia de fronteiras, há seguros que não valem fora do país contratado, e nesse caso será melhor entrar em contato com a central de atendimento da agencia para que eles possam ver sua necessidade e dentro do que for possível, oferecer a melhor condição para sua locação de automóvel.
O que não está incluso numa locação de veículo
- Combustível: Os carros serão entregues com o tanque cheio, sugerimos que também sejam devolvidos do mesmo modo. É prática corrente nas locadoras a cobrança de sobre-preço ao combustível que faltar completar, e isso normalmente é bem mais caro (muito mesmo) do que na bomba.
- Acessórios: Não estão inclusos, mas podem ser reservados e pagos à parte tais como: GPS, Cadeirinha de bebê, bebê conforto, etc.
- Taxa de lavagem: No momento da retirada o veículo será entregue limpo e as lojas orientam que seja devolvido da mesma forma, uma vez que, a critério da locadora de veículos, poderá ser cobrada uma taxa de lavagem ou limpeza. Nunca precisamos pagar por isso, sempre entregamos sujo, mas é bom não abusar.
1 comentário em “Como alugar carro em viagens”
Ótimo resumo. Obrigado pelo artigo. Tinha coisa aí que eu não sabia mesmo.