Hygge (você pode ouvir sua pronúncia aqui), é uma palavra que não tem tradução. É interpretado como “aconchegante”, mas é mais complexo do que isso.
Para os dinamarqueses significa antes uma atitude perante a vida e nós acabamos descobrindo essa filosofia em nossas pesquisas para viajar para Copenhagen,
Na verdade, esse termo, que funciona como substantivo, adjetivo, verbo e advérbio ao mesmo tempo, veio de uma palavra norueguesa que significa “bem-estar”. No entanto, apareceu escrito em dinamarquês pela primeira vez no século 19 e desde então o conceito evoluiu para o que é conhecido hoje.
O que é a Filosofia Hygge?
A filosofia Hygge é um modo de vida que associa a felicidade aos momentos cotidianos da vida, como ficar em casa e tomar um café junto à lareira, para citar um exemplo.
Marie Tourell Søderberg é autora do livro “Hygge, a receita da felicidade” e em sua obra explica com mais detalhes do que trata a filosofia Hygge.
“A filosofia Hygge é uma atitude em relação à vida que é parte intrínseca do caráter nacional dinamarquês. No entanto, sua essência não é dinamarquesa, mas universal.”
A filosofia Hygge é um estilo de vida pessoal. Ou seja, há quem considere ficar em casa e ver um filme como um momento Hygge, ou há quem associe este momento a respirar ar puro numa varanda ou jardim.
Para citar alguns exemplos, a filosofia Hygge pode ser:
- Uma agradável refeição com a família ou amigos à luz de velas.
- Faça um quebra-cabeça.
- Leia um bom livro embrulhado em um cobertor.
- Sente-se e tome uma bebida quente em frente a uma lareira.
E aí, o que achou dessa filosofia? Já praticava e não sabia o nome? Pretende praticar mais? Conta pra gente nos comentários.