Como se deslocar de uma ilha para outra na Grécia
Sempre busque e compare ferries e vôos, as vezes a diferença de valor não é tão grande e ir de avião pode te economizar um tempo, mas considere o tempo que tem que chegar antes para check-in.
usando Ferries
A opção mais barata e prática. Existem várias empresas que fazem os trajetos entre as ilhas, as mais famosas são a Hellenic Seaways, BlueStar e a Seajet.
Use comparadores de preços
Você pode usar comparadores de preços de tarifas, pois eles te indicam todas as opções disponíveis. Eles costumam cobrar uma pequena taxa de serviço pra venda online, mas que nos sites das companhias direto também há certas vezes.
A grande vantagem é poder fazer o checkin online e não precisar trocar os bilhetes pessoalmente – entretanto essa opção também é possível caso seja sua preferência.
Outra vantagem é possui o suporte deles e algumas seguranças em casos de cancelamentos.
Os comparadores de preço que eu uso são esses: FerryScanner (O mais amigável) e o Ferryhopper.
Nem sempre esses sites mostram a disponibilidade com tanta antecedência e nem a frequência dos barcos. Para buscar a frequência, veja no site da GTP.
usando Avião
Entre Atenas e as Ilhas é possível achar vôos low cost pela Easy Jet e a Ryan Air. As cias locais são a Olimpic Air e a Aegean Airlines, há duas menores que fazem vôos fretados e é claro, mais caros, a Sky Express e a Astra Airlines.
Como se deslocar de Atenas para as Ilhas Gregas
Há duas opções para sair ou chegar do continente às ilhas, os dois principais portos: Rafina e Piraeus.
Os dois ficam fora da cidade, mas Piraeus é um pouco mais próximo, uns 30min de distância, enquanto Rafina fica a mais de 1h, mas fica mais próximo do aeroporto.
É possível chegar de ônibus ou taxi nos dois, e o que te fará decidir entre um e outro é basicamente: preço dos tickets para sua data e seu roteiro, se vai do aeroporto direto para as Ilhas, é melhor optar por Rafina, que fica mais próximo.
A sua escolha pode ser baseada no tempo de viagem também, Rafina fica do lado leste, que poupa um trajeto de contorno pelo mar da península, que obviamente fazendo de carro é mais rápido.
Se você vai para Myconos, por exemplo, é possível pegar um ferry de 2h até lá, enquanto por Piraeus, os mais velozes chegam a 4h de viagem, isso influencia no preço da passagem também.
Usando Piraeus
Você verá escrito de várias formas: Piraeus, Pireus, Pireu ou Pireas. Este é o principal porto que liga Atenas às ilhas gregas e fica a 12km do centro de Atenas.
Como chegar no porto de Piraeus
- Carro próprio: Basta seguir as placas em Atenas. Há vagas grátis no porto.
- Vindo do Aeroporto de Atenas: Do terminal de desembarque sai o Ônibus X96 que custa em torno de 5 euros. O tempo de traslado é de 90 minutos;
- Metrô: A estação Piraeus é o ponto final da Linha verde (1), a passagem custava em torno de 2 euros. Essa linha é a mesma que passa em Omonia e Monastiraki, em Atenas. Não esqueça de validar o bilhete antes do embarque e guardá-lo para conferência. O funcionamento costuma ser das 5:30 às 24:00 h;
- Trem: Também existe trem da estação de Larissa, em Atenas, até o porto. A estação de Piraeus fica ao lado da estação de metrô;
- Táxi: O traslado de táxi demora de 10 a 20 min desde o centro de Atenas. O custo é de 15 euros em média.
Como embarcar
Há quiosques para a compra da passagem no local ficam localizados no final do Portão 8E e início do 9E. Mas aconselhamos não deixar para comprar na hora, e já avisamos que mesmo para as compras antecipadas pela internet, você terá que trocar o voucher antes do embarque.
Isso é feito lá no porto mesmo, direto nos quiosques ou nas lojas das empresas de ferry próximas ao porto ou em Atenas.
Usando Rafina
É o porto secundário, mas por ser mais próximo do aeroporto, recebe muitos turistas que deixam pra fazer Atenas na volta.
Como chegar no porto de Rafina
- Ônibus: Partindo do centro de Atenas, há ônibus direto a partir de um ponto próximo da estação Viktoria do metrô.
- Taxi: Você pode pegar um taxi de onde estiver, mas lembre-se de verificar o tarifário antes.
- Aeroporto: Nós viemos direto do aeroporto e pegar o ônibus de linha mesmo, há vários pontos dentro do aeroporto que passam ônibus circulares com paradas em Rafina, basta chegar e perguntar onde está esse ônibus atualmente. Quando fomos em 2015 o ônibus ficava bem na frente da saída, atravessando uma rua. Verifique a numeração, pois passam vários no mesmo ponto.
Como embarcar
Se você comprou antecipadamente pela internet, troque o voucher antes do embarque. Nós compramos bilhetes para o primeiro horário da manhã e dormimos o dia anterior em Rafina, então aproveitamos para trocar no dia antes da viagem, aconselhamos que façam o mesmo, para não haver nenhum imprevisto na hora.
A troca é rápida, mas se você deixar pra fazer na hora, aconselhamos chegar com pelo menos 40min de antecedência. Não esqueça de levar o e-mail impresso e o cartão usado na compra.
As lojas das empresas de ferry ficam do outro lado da rua no porto, na mesma calçada que os restaurantes.
Como se deslocar nas Ilhas Gregas
Isso vai depender do tamanho da ilha.
Para ilhas do tamanho de Myconos, sugerimos alugar um quadriciclo ou motinhos no local mesmo, pois por ser pequena, a ilha não tem muita estrutura e locais para estacionar, o que pode se tornar um problema.
Já se você for para ilhas maiores como Santorini, Creta, já dá pra alugar um carro, opte pelos compactos, pois a dificuldade de estacionar não diminui muito (Alugue antecipado).
E se você está se perguntando o porque não alugar quadriciclos e motos em todos os lugares eu te digo: SOL! Nós demos graçar a Deus por termos alugado um carrinho com ar condicionado em Santorini, pois por ser um lugar com bastante cidade e pontos a serem visitados (sem estar de roupa de banho), um carro refrigerado e com cobertura veio a calhar.
Em Myconos alugamos um quadri e foi ótimo, super clima da ilha que é mais praia, mas não daria pra fazer todos os dias, a pele agradece.
Qual o melhor trajeto entre as ilhas
Se você está aqui querendo saber quais ilhas visitar e qual a melhor sequência, isso aí foi assunto para outro post, clica aqui pra ler ele.
Dicas extras
:: Se você quiser viajar com mais conforto, não compre online o bilhete de executiva, porque sai mais barato fazer um upgrade quando embarcar (na Blue Star Ferries o bilhete online custava 10 euros mais caro, enquanto na hora custava só 2 euros a mais). Vá até a recepção, logo na entrada do ferry, e peça o upgrade.
:: Repetir isso nunca é demais: Troque seus tickets com antecedência!
Nossas dicas finais pra viajar sem falir
- Tenha flexibilidade e aproveite as promoções de pacotes sem data definida, ou as promoções de passagens em datas definidas.
- Usar os transportes públicos
- Aproveitar os descontos
- Evitar muitos deslocamentos entre cidades ou países
- Viajar leve, com menos bagagem
- Priorizar hotéis simples, uma boa cama e um bom banho é o suficiente para desbravar um destino
- Evitar a alta temporada do destino
- Aprender a usar milhas de viagem
- Buscar destinos baratos, como Ásia, África e até alguns na América do Sul.
- Consultar guias e sites de viagem, e pesquisar bastante
- Dividir custos
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂
13 comentários em “Ilhas Gregas: Como se deslocar”
Não achei nenhum blog que explicasse tão bem quanto esse.
O artigo mais completo que achei na internet sobre isso!
De Ferry ficou muito mais barato pra gente, obrigada!
Thanks
A explicação mais completa que achei até agora. Obrigado por isso.
O mais completo até agora
👏👏👏
Amazing Post! Thanks from Italy 🙂
Tava quebrando a cabeça de como me deslocar lá até ler esse artigo aqui.
Obrigada por todo conteúdo da Grécia, usamos tudo pra preparar nossa viagem do ano que vem.
Mil obrigadas
O post mais completo que achei na internet sobre essa logística das ilhas. Parabéns
Que espetáculo de conteúdo!
Depois de achar esse artigo ficou muito mais fácil planejar a minha viagem.