Golpe novo que bloqueia o WhatsApp!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest
Veja o índice desse artigo
Golpe novo que bloqueia o WhatsApp!

Cuidado! Você pode perder seu WhatsApp por bastante tempo! Ele pode ser bloqueado por qualquer pessoa que tenha somente seu número.

O WhatsApp tem uma falha que permite que sua conta seja bloqueada, mesmo que o agressor não tenha nada além do seu número telefônico. Ele não precisa ter nenhum acesso a mais, nem mesmo contato com seu aparelho, somente o número de seu celular.

Essa falha estrutural do WhatsApp permite um denial-of-service, e abusa do suporte que desativa as contas sob pedido de qualquer um com más intenções

Basta o invasor baixar o WhatsApp em um aparelho qualquer e inserir seu número para tentar ativar o app nesse outro smartphone. A verificação de dois fatores vai impedir que ele consiga acessar o serviço pela falta do SMS. Mas, após várias tentativas de login, o app será bloqueado por doze horas.

Mas aí que começa o risco real. O meliante pode mandar uma mensagem para o suporte do serviço de qualquer endereço de e-mail alegando ser o dono do telefone e dizendo que ele foi roubado ou perdido e que ele, por precaução, quer excluir a conta. Então, vai dizer o número do WhatsApp da vítima como se fosse seu, e o serviço é imediatamente bloqueado e um e-mail de confirmação é enviado para o endereço real do dono da conta. No entanto, o processo pode ser feito inúmeras vezes o que causa um congelamento do serviço.

Apesar de bloqueado, os dados do seu WhatsApp como conversas e contatos permanecem intactos. A verificação de dois fatores impede que outras pessoas, por mais que tentem forçar o login, consigam acessar essas informações, mas você fica sem ter acesso ao seu WhatsApp.

Ao ser questionado, a empresa dona do WhatsApp disse apenas que o “uso dessa vulnerabilidade viola seus termos de serviço”. No entanto, isso não impede que a falha seja explorada, já que pode ser feita anonimamente por qualquer um. Até a publicação dessa reportagem não foi lançada nenhuma atualização para corrigir o problema.

Como o Facebook, dono do WhatsApp, sequer informa que vai consertar a falha, essa brecha continua aberta até o momento.

Para evitar que isso ocorra, cadastre seu endereço de e-mail em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Isso ajudará o suporte do WhatsApp a identificar pedidos de bloqueios indevidos e pode impedir que o bloqueio ocorra.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Já existem formas mais inteligentes e baratas que enviar pelo banco.

Envie dinheiro com segurança pela melhor taxa de câmbio do Brasil.

Faça já a sua simulação e use o cupom: 5CANTOS

Clique aqui para receber a cotação diária do Euro e Dólar gratuitamente

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Translate »