África do Sul: 20 Dúvidas frequentes e suas respostas

:: África do Sul precisa de visto? AS não. Em Suaziândia que faz fronteira também não, mas em Lesoto que fica envolta da AS precisa sim.
:: Qual melhor cia aérea e preço? Na classe econômica em 2018 todas eram semelhantes e o melhor custo benefício era da Taag.
:: Quem faz conexão em Angola precisa de visto? Não, se for fazer apenas conexão sem sair do aeroporto. Se pretende sair do aeroporto, sim.
:: Quanto vale o rand? Em média 1 Rand = R$3,50 ou $12,50
:: Consigo trocar no aeroporto ou levar do Brasil? Sim, mas por ser considerada moeda exótica não se consegue comprar com facilidade no Brasil. No aeroporto de Joanesburgo é possível trocar real por rand mas a cotação é ruim. Melhor trocar nas casas de cambio pela cidade.
:: Qual melhor opção em relação a dinheiro? Levar dólar pra trocar lá, ou desbloquear o cartão para uso internacional e fazer saque nos caixas eletrônicos já no destino (o menor número de vezes possível pois cada saque é cobrada taxa).
:: Quanto trocar/ levar? Isso depende muito do seu perfil de viajante, é possível fazer uma viagem de baixo custo pois a moeda é desvalorizada quando comparada ao Real, e por não ser um país caro. É possível viajar confortavelmente gastando uns R$120 por dia com passeios, alimentação e outros.
:: Vale a pena ir a Joanesburgo? Sim, para quem gosta de história, arqueologia e cultura. Para quem vai entrar por Joanes e vai fazer CT o ideal é ver se vale a pena o voo de volta sair de CT, economiza-se tempo e facilita na hora de se organizar para pedir o tax refund.
:: Quais são os cuidados Necessários em Joanes? Cuidados necessários em Joanes são os mesmos de Cape Town, os mesmos de uma cidade grande, fique atento a PickPockets e pequenos golpes.
:: É obrigatório PID para locar carro? Não é obrigatório, com a CNH mesmo é possível.
:: As estradas são boas? Ótimas e bem sinalizadas na maior parte do percurso.
:: Uber funciona na Africa do Sul? Sim, muito bem. Já leve-o cadastrado aqui do Brasil e com cartão de crédito já cadastrado (e com aviso de viagem) pra evitar bloqueios.
:: Principais atrações em Joanesburgo? Constitucion Hill, Museu do Aparthaid (gold reef city), Soweto, The cradle of humankind, Sun City, SAB world of beer, Mandela Square
:: Da para chegar no Kruger de aviãoSim, do aeroporto de Joanesburgo tem voo mas o custo é alto e caso tenha a intenção de aproveitar a rota panorâmica vai perder essa parte da aventura.
:: Sou obrigado a me hospedar dentro do Kruger? Não, é possível entrar no park e fazer o self drive com o próprio carro, mas para uma experiência mais completa o ideal é dormir pelo menos uma noite por lá para fazer um sunset e um sunrise com game drive. Os rest camps tem infraestrutura, alguns contam com posto de gasolina e pequeno mercado, mas se quiser pode levar suas próprias coisas comprando em mercados grandes fora para cozinhar, petiscar e beber. A hospedagem dentro do kruger é concorrida então quanto antes maior a possibilidade de escolha, no site do sanparks (sanparks.org) tem todos os restcamps.
:: Qual melhor local para ver animais no Kruger? Em geral nos locais que a vegetação é mais rasteira, mas isso não é regra já que os animais se movem pelo parque o tempo inteiro, uma dica é tentar ficar próximo aos rios.
:: A rota panorâmica vale a pena? Quanto tempo leva? Vale a pena, principalmente para quem gosta de natureza.
:: Quantos dias fazer de Kruger? É muito pessoal, mas pelo menos dois dias.
:: Como é a fronteira da AS com Suazilândia? Vale a pena ir ? Qual moeda? A fronteira é tranquila, todos devem descer do carro, pagar a taxa e preencher um documento de entrada, bem simples e rápido. A experiência é um contato mais próximo à natureza e mais autêntico, vale a pena se tiver tempo e se o foco da viagem for esse. A moeda própria é o lilangeni suazi mas o rand é amplamente aceito.
:: Da para ir de carro até Joanesburgo? E de avião? Qual a melhor opção? É possível ir de carro, mas é uma viagem longa e mais cansativa, caso tenha menos de 30 dias não vale a pena. De avião o voo de Joanes para Durban ou Port Elisabeth são as melhores opções e em geral baratas para quem vai fazer a Garden Route, já que evita que se vá até CT e suba tudo para descer tudo de carro, ou pegue outro voo para voltar para CT.

Deixe um comentário