Vamos desmantelar alguns mitos da aviação e iluminar fatos intrigantes pouco conhecidos para garantir que você desfrute de viagens sem preocupações e sem culpa. A segurança e o conforto dos passageiros são priorizados quando se trata de design de cabine, garantindo que os passageiros desfrutem de uma experiência relaxante a bordo.
A ideia de que há menos oxigênio em altitudes mais elevadas é um mito. Na realidade, a quantidade de oxigênio na atmosfera (21%) permanece quase inalterada, independente da altitude. O que realmente acontece em altitudes mais elevadas é que a pressão atmosférica reduzida dificulta a absorção de oxigênio na corrente sanguínea. Devido a isso, a aeronave deve ser pressurizada quando voa em maiores altitudes, de modo que seu corpo seja capaz de absorver a mesma quantidade de oxigênio, mesmo que o avião suba para a altitude de cruzeiro.
Como Pressurizar
Mesmo que você esteja navegando a 35.000 pés, a altitude da cabine da aeronave é, de fato, ajustada automaticamente para simular uma menor, cerca de 6.000 a 8.500 pés.
Isto é conseguido através da pressurização. A cabine da aeronave é como um balão – o ar do motor funciona como uma bomba para pressurizar a cabine, a fim de garantir que a pressurização seja mantida.
Como Climatizar
O ambiente dentro da cabine é projetado para o conforto dos passageiros. Para conseguir isso, o sistema de ar condicionado usa uma mistura de ar fresco e re-circulado para manter a temperatura acolhedora.
Devido ao espaço restrito dentro da cabine da aeronave, os passageiros podem pensar erroneamente que a re-circulação de ar pelo sistema de ar condicionado pode causar a propagação de vírus. A verdade é que o ar da cabine é provavelmente mais limpo do que o ar em um prédio de escritórios normal. O ar fresco é extraído do exterior e filtrado através de filtros de grau hospitalar, que removem 99,97% de bactérias e pequenas partículas, antes de serem canalizados para dentro da cabine. O ar da cabine do avião é renovado cerca de 15 a 20 vezes por hora.
Em raras ocasiões, os passageiros em jatos menores podem notar um odor, semelhante ao dos gases de escapamento de um carro, pouco depois de atravessar o portão do terminal. Isto é devido ao gás de exaustão do avião sendo atraído para o sistema de ar condicionado. O culpado geralmente é o forte vento de cabeça, fazendo com que o ar flua de volta pelas entradas de ar condicionado, mas a boa notícia é que esses odores desagradáveis desaparecem rapidamente.
Como evitar desidratação
E falando sobre a atmosfera da cabine, é um fato que o ar da cabine é muito seco – contendo apenas cerca de 12 por cento de umidade, é mais seco do que a maioria dos desertos! Evite a desidratação causada pelo ar seco da cabine, bebendo muita água. A desidratação pode fazer você se sentir mais cansado e propenso a dores de cabeça, e causar desconforto aumentado ao usar lentes de contato. Para evitar a desidratação, os passageiros são aconselhados a beber muita água, especialmente em voos de longo curso, e para evitar o consumo de bebidas com cafeína, pois estes têm um efeito diurético.
Como descartar dejetos
Você pode ter ouvido histórias sobre “gelo azul” ou “poopsices” caindo do céu, dando a impressão de que dejetos humanos estavam sendo despejado indiscriminadamente dos aviões que passavam.
Pode ter havido ocorrências durante a Segunda Guerra Mundial, quando os aviões de combate ou bombardeiro não possuíam os sanitários ignífugos de alta tecnologia que hoje temos nos aviões modernos. Na verdade, a tripulação urinava em garrafas e descartava seus resíduos em caixas de papelão! Felizmente, isso não é mais o caso hoje.
Incidentes de “gelo azul”, que, de fato, são líquidos desodorizantes de cor azul, só surgiram com aeronaves posteriores. O líquido é puramente um agente de limpeza e tratamento para o sistema de resíduos, e não contém nenhum dejeto misturado. Às vezes, esses fluidos podem escorrer do avião no meio do voo e congelar instantaneamente na parte inferior da aeronave. À medida que o fluido continua a escorrer, há mais e mais formação de gelo até um ponto e que ele se solta do avião e cai – como “gelo azul”. Mas tenha a certeza, não contém nenhum dejeto humano.
Hoje, a tecnologia moderna de controle de resíduos aéreos em seu Airbus A320 ou A330 é altamente eficiente. Depende de uma forte sucção para erradicar os resíduos com apenas uma fração de um galão de água. O dejeto é então acumulado em tanques especiais no avião, é desinfetado e desodorizado. Após a aterrisagem da aeronave, o lixo é levado para uma instalação de tratamento para disposição processada. Os passageiros podem descansar sabendo que os dejetos do banheiro nunca serão despejados dos aviões comerciais no meio do voo; apenas a água das pias é despejada diretamente pelo mastro de drenagem para a atmosfera.
Após a aterragem da aeronave, os resíduos são descarregados para eliminação adequada.
Com o aumento das viagens aéreas em todo o mundo e mais passageiros do que antes, faz cada vez mais sentido prestar uma maior atenção à sustentabilidade ambiental.
Então, na próxima vez que você sentir uma gota na cabeça quando um avião passar, pode ter certeza de que não é algo que foi lavado por um passageiro a bordo! E quando você estiver em um avião, você pode ter certeza de que sua “chamada da natureza” será atendida de forma discreta e segura quando você chegar ao seu destino.
Boa viagem!