Essa é uma dica que dou pra todos que estão viajando de carro.
Aprendemos a ficar mais atentos a essa opção ao morar em Portugal, onde há imensas portagens por quase todas as pistas. Então poder optar por fugir das portagens (pedágios) poderia ajudar a economizar uns trocados nas viagens por aqui.
Vale a pena fugir de portagem (pedágio)?
Notamos que em vários caminhos que retendiamos fazer o waze nos mandava pelo trajeto mais rápido – isso é configurável – e sempre optamos pelo mais rápido estando na cidade. Entretanto, ao fazer rotas mais longas, o GPS pode te orientar pela mais rápida, mesmo ela sendo paga, e por vezes a diferença é de poucos minutos.
O que deve ser levado em consideração é que por uma pista de alta velocidade você obviamente chega mais rápido, gasta menos combustivel, mas gasta mais com portagem. Esse provavelmente será o caminho mais curto.
Em uma pista sem portagem você deverá passar por zonas mais urbanas, ou seja, verá mais as cidadezinhas do caminho, que pode ser um dos atrativos da viagem. Em contrapartida, pode demorar um pouco mais e gastar mais com combustivel. O trajeto pode não ser o mais curto também, mas não é regra, a diferença pode ser bem pouca.
Em geral, nós analisamos caso a caso. Se há compromisso no destino, se tem pressa de chegar, se o dia está curto ou o roteiro está com folga. De qualquer forma, vale sempre comparar seu trajeto pelas pistas pedageadas ou não para ver se não dá pra economizar uns trocados.
No fim da viagem, principalmente tratando-se de Portugal, você pode estar economizando um bom montante ao fugir de um pedágio ou outro.
Passo a Passo de como selecionar rotas sem Portagens (Pedágios)
Passo 1
O primeiro passo é inserir seu destino normalmente e deixar o waze calcular seu trajeto.
Após o calculo do seu trajeto, clique nas informações do trajeto, na barra lá embaixo como mostrado na imagem seguinte.
Agora o waze está notificando que existem opções de rota, como mostrei na segunda imagem. Não sei se estão mostrando pois é uma alteração que fazemos com frequência ou se virou procedimento padrão mesmo.
Clicando ali ele já te envia direto pra seleção de rota. Mas se você não clicou em tempo, siga os próximos passos.
Passo 2
Depois de clicar lá embaixo, vai abrir a tela a seguir. Note que ela já estará te informando um valor de Portagem, mas confie desconfiando, esse valor tem mais erros que acertos, costuma ser mais, mas use como média.
Veja que o botão de Rotas aparece lá embaixo. É nele que você vai clicar.
Passo 3
Clicando nas rotas, ele vai te mostrar as 3 melhores rotas possíveis. A primeira será a mais rápida e as seguintes são outras opções.
Busque pela que não menciona pedágio e analise se a distância em quilometragem e a diferença de tempo compensa.
Note que é possível visualizar o mapa dos três trajetos possíveis ao clicar em Visão do Mapa ao lado do Ver lista
Nesse caso especíifico que testamos, ficava mais curto sem pedágio, porém, mais demorado.
Opções de trajeto em lista Opções de trajeto em visão de mapa
Agora basta você selecionar a que deseja e ir.
Dica extra: Sempre que houver um erro na rota, ou tiver algum recalculo de rota, sugiro que confira se ele manteve no trajeto escolhido ou retornou ao mais rápido. Com a gente já aconteceu de ele retornar ao mais rápido depois de perdermos uma saída ou errar em algum trajeto.
Economize ao máximo na sua viagem
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a planejar sua viagem. Se não quer perder tempo na fila das atrações, compre seu ingresso antecipado aqui.
Caso precise alugar um carro para sua viagem, veja aqui os buscadores por onde encontramos os melhores preços. Aqui tem também uma página secreta no Booking com hotéis com até 50% de desconto, vai que tem um pra sua viagem? E não esqueça de fazer um seguro viagem com desconto, que além de obrigatório pra muitos países, pode te livrar de uma baita dor de cabeça e evitar que sua viagem se torne um pesadelo.
Não esqueça de verificar se não esqueceu de empacotar nada com a nossa lista de bagagem e de comprar um chip de internet com desconto pra usar viajando.
Se tiver dúvidas, sugestões ou contribuições para compartilhar com outros viajantes, deixa nos comentários ai no final 🙂