Artigos Espanha Tips

A razão pela qual os espanhóis comem tarde

Durante anos, o país europeu tem sido notório por uma hora de jantar super-tardia, geralmente por volta das 22 horas, juntamente com sua política nacional de fazer uma sesta no meio da tarde. A sesta é geralmente quando todos, incluindo a maioria das lojas e empresas, fecham cerca de duas horas no meio do dia para que os funcionários possam descansar.

Mas a razão por trás desses costumes não tem nada a ver com uma cultura legal e descontraída. Na verdade, tem a ver com um histórico complicado.

De acordo com Food & Wine, os espanhóis vivem no fuso horário incorreto desde a Segunda Guerra Mundial. A julgar pela localização geográfica, a Espanha está na mesma área que outros países, como Portugal, Marrocos e Reino Unido, que funcionam em Greenwich Mean Time (GMT).

No entanto, a Espanha adota a hora da Europa Central (CET), colocando-a uma hora para a frente, graças ao ex-líder espanhol, o general Francisco Franco. Franco estabeleceu a mudança para estar mais em sincronia com a Alemanha nazista.

Mesmo depois que a guerra terminou, os relógios nunca mudaram de volta. As refeições espanholas, os dias de trabalho e até a programação de televisão foram pressionados uma hora à frente e, portanto, os dias posteriores.

Em 2016, o primeiro-ministro Mariano Rajoy anunciou planos para reverter relógios para a GMT, em um esforço para abolir as sestas e definir o dia de trabalho espanhol para terminar às 18 horas, em oposição às 20h.

De acordo com a BBC, “um estudo de janeiro de 2017 da empresa de pesquisa Simple Lógica descobriu que menos de 18% dos espanhóis dormem regularmente, enquanto quase 60% nunca fazem uma sesta”.

Um dos benefícios da mudança de horário é que os dias de verão seriam gloriosamente mais tarde – o pôr do sol pode ser por volta das 10 da noite. No entanto, isso também pode significar manhãs de inverno mais escuras, com o sol não nascendo até às 9 da manhã.

José Luis Casero, presidente da Comissão Nacional para a Racionalização das Escalas da Espanha, disse à BBC: “se mudássemos o fuso horário, o sol nasceria uma hora antes e acordaríamos mais naturalmente, as refeições seriam uma hora antes e nós teríamos uma hora extra de sono.”

Deixe um comentário ou pergunta