Mediante o aumento de casos de COVID no mundo no final de 2021, para controlar a disseminação muitos países voltaram a exigir teste PCR ou Antígeno de Covid-19 de todos os passageiros, independente do status de vacinação. No Brasil a medida entrou em vigor em 30 de dezembro e muitos passageiros estão tendo dificuldades para encontrar laboratórios pelo mundo afora.
Entenda o porque do retorno dos testes
Segundo estudos, com 75% de vacinados, a pandemia poderia ser controlada, e essa foi a aposta de muitos países para o retorno da normalidade e do turismo. Porém após um ano do início da vacinação global, muitos países que alcançaram uma vacinação da população superior aos 75% se viram obrigados a retornar com restrições e testagens obrigatórias ao ver o número de casos e mortes aumentar.
Os Estados Unidos é o país que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 no mundo (9,33 milhões de doses), mas infelizmente é o país mais afetado pela pandemia, com mais de 380 mil óbitos e 22,8 milhões de casos confirmados até 2022.
Portugal, com mais de 90% da população vacinada viu um aumento galopante no número de casos no final de 2021 e teve de retornar com várias restrições, trazendo incertezas sobre os estudos que indicavam que 75% seria o número mágico e apostando novamente na testagem.
A curva de casos manteve o aumento exponencial, e o mundo tem um novo recorde de casos diários de Covid, quase três vezes maior do que o registrado antes da onda atual, em abril de 2021, quando houve 900 mil casos devido ao crescimento da disseminação da variante Delta do coronavírus, em época que os números de vacinação não eram tão significativos como atualmente.
Além do crescimento no número de casos, a taxa de mortes pela doença na Europa aumentou 5% de 8 a 14 de novembro ante a semana anterior (1º-7.nov).
Como encontrar laboratórios para teste de COVID no exterior
Em consequência do alto número de casos, vários países como o Brasil voltaram a adotar a testagem como principal arma para frear a contaminação.
Para ajuda-los vamos apresentar um site que ajuda a encontrar várias opções de laboratórios pelo mundo e os valores de cada tipo de teste.
Dica extra: Caso esteja em dúvida sobre as restrições de algum destino e se está sendo exigido o teste de covid ou não, utilize o SHERPA, um site que reúne todas as restrições atualizadas de cada país.
Lembrete: Aos que possuem o Brasil como destino, além do teste negativo para covid-19 deve-se preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), para apresentar à companhia área antes do embarque.
Test for Travel
O Test for Travel mostra opções de laboratórios em mais de 90 países, informando os tipos de testes (PCR ou Antígeno) e seus valores.
É possível utilizar a função “Encontre locais de teste perto de você” para achar os laboratórios mais próximos. Cada listagem inclui as informações de contato do local de teste, bem como avaliações de viajantes como você.
Ao selecionar a cidade é possível buscar através de uma lista ou de um mapa que mostra a localização de cada laboratório.
Para saber os valores, é preciso entrar de um a um, e aconselhamos sempre que entre em contato direto e confirme.
O site é interativo e os usuários podem dar opinião e incluir novos laboratórios no banco de dados.
Caso ainda assim não consiga encontrar nenhum local de teste perto, recomendamos que você:
- Use os recursos de pesquisa local do Google.
- Entre em contato com sua companhia aérea. Eles podem conectar você a um laboratório local.
- Entre em contato com as autoridades de saúde locais.
Precisou fazer um teste no exterior? Conte pra gente como foi e deixe dicas para os outros passageiros.