Porto é a cidade dos turistas felizes

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Veja o índice desse artigo

Dos entrevistados, 85% afirmaram que foi no Porto que se sentiram mais felizes, quando comparado com outras cidades.

Com todo merecimento, o Porto está colecionando prêmios. Entre eles, merecem destaques:

  • Prêmio de Melhor Destino Europeu em 2012
  • Prêmio de Melhor Destino Europeu em 2014
  • Prêmio de Melhor Destino Europeu em 2017
  • Prêmio de melhor aeroporto da Europa na sua categoria, para o Aeroporto do Porto

E agora é também reconhecido como a cidade dos turistas mais felizes e satisfeitos.

Quem garante isso é um estudo do Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG), que foi realizado no final de 2018 com centenas de visitantes portugueses e estrangeiros que estiveram na cidade. Foram entrevistados turistas de 48 distintas nacionalidades, entre eles os alemães (12,5%), brasileiros (10,5%), franceses (8,3%) e britânicos (7,9%).

O objetivo do estudo era avaliar o grau de felicidade dos turistas ao visitar a cidade, perceber que sentimentos desperta a cidade do Porto nos visitantes e, ao mesmo tempo, compreender o que os turistas procuram ao visitar o Porto.

Segundo os coordenadores do NIDISAG e autores do estudo, os pesquisadores Ana Pinto Borges e Elvira Pacheco Vieira, eles desenvolveram, ao longo dos últimos anos, vários estudos relacionados a grandes eventos na cidade e perceberam, ano após ano, que o número de visitantes estrangeiros aumentava significativamente, muitas vezes devido à reputação da cidade no cenário internacional. Por esse motivos, eles queriam entender quais pontos de interesse eram mais atraentes para os turistas, quais eram as motivações e se de fato a cidade estava atendendo às suas altas expectativas. Os resultados excederam as melhores previsões.

Quando questionados sobre o que os atraiu mais ao Porto, os motivos mais mencionados foram:

  • Culinária – “Saborear a gastronomia e conhecer os chefes portugueses” – Classificação 4,21 de 5;
  • Descanso – “Relaxar/ Descansar” – Classificação 4,15 de 5;
  • Explorar – “Visitar património/ Monumentos/ Museus” – Classificação 4,1 de 5.

Foi constatado também que a média de permanência na cidade entre os entrevistados é de 4,9 noites.

Uma das informações mais legais, foi constatar que quase metade (42.94%) dos turistas entrevistados informou que escolheu conhecer o Porto para poder visitar as caves do vinho do Porto.

Mas será que eles estão voltando satisfeitos? A pesquisa revela que sim! Dos entrevistados, 90% informaram um alto nível de satisfação com a cidade, e quando comparado com outras cidades, 85% deles informou que foi no Porto que se sentiram mais felizes.

Os alemães, brasileiros e holandeses estão no TOP 3 dos turistas mais satisfeitos. Ao pedir que caracterizassem a sua experiência geral na cidade, foram mencionados adjetivos como ‘emocionante’, ‘divertida’ e ‘inesquecível’ , justificando a alta intenção de retorno (77,25%).

Perguntaram pra eles também sobre a percepção de felicidade em torno deles, e os entrevistados informaram que sentiam que as pessoas estavam felizes durante sua permanência na cidade, uma classificação de 4,25 de 5.

O estudo foi intitulado ‘Porto versus Bem-Estar’, e foi realizado com base em 1253 entrevistas com visitantes nacionais e internacionais, que estiveram no Porto em outubro de 2018. O objetivo principal foi avaliar o nível de satisfação da cidade do Porto, como bem como o nível de bem-estar fornecido durante toda a estadia.

O Porto não é somente a terra dos turistas mais felizes, é também dos moradores mais felizes. Veja aqui meu relato de como é viver no Porto.

Sobre mim

Olá, meu nome é Ingrid.
Sou Engenheira, Foodie e Escritora de viagem :)

Tenho uma curiosidade infinita pelas diferentes formas de viver, culturas, tradições e sabores.

Já passei por mais de 30 países e hoje sou nômade digital, trabalho de qualquer lugar do mundo, mas escolhi o Porto como lar.

Conecta-te comigo
Planeje sua Viagem
Descubra os buscadores que usamos para pagar mais barato e viajar mais
Grátis

Autor desse artigo:

Compartilhe esse artigo com seus amigos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Que tal um 'até logo'?
Receba nossas dicas por email