Ilhas Gregas: Como se deslocar
Grécia Tips Trips

Ilhas Gregas: Como se deslocar

De uma ilha a outra

Sempre busque e compare ferries e vôos, as vezes a diferença de valor não é tão grande e ir de avião pode te economizar um tempo, mas considere o tempo que tem que chegar antes para check-in.

Ferries

A opção mais barata e prática. Existem várias empresas que fazem os trajetos entre as ilhas, as mais famosas são a Hellenic SeawaysBlueStar e a Seajet.

Você pode usar comparadores de preços de tarifas, não esquecendo de dar uma checada depois no site direto da companhia, porque costuma ter um adicional de comissão que você pode eliminar indo direto.

Clica aí pra abrir: Greece Ferries (O mais amigável), Go FerryPaleologos S.A., Greek FerriesDanae Travel e Direct Ferries.

Nem sempre esses sites mostram a disponibilidade com tanta antecedência e nem a frequência dos barcos. Para buscar a frequência, veja no site da GTP.

Avião

Entre Atenas e as Ilhas é possível achar vôos low cost pela Easy Jet e a Ryan Air. As cias locais são a Olimpic Air e a Aegean Airlines, há duas menores que fazem vôos fretados e é claro, mais caros, a Sky Express e a Astra Airlines.

De Atenas para as Ilhas

Há duas opções para sair ou chegar do continente às ilhas, os dois principais portos: Rafina e Piraeus.

Os dois ficam fora da cidade, mas Piraeus é um pouco mais próximo, uns 30min de distância, enquanto Rafina fica a mais de 1h, mas fica mais próximo do aeroporto. É possível chegar de ônibus ou taxi nos dois, e o que te fará decidir entre um e outro é basicamente: preço dos tickets para sua data e seu roteiro, se vai do aeroporto direto para as Ilhas, é melhor optar por Rafina, que fica mais próximo.

A sua escolha pode ser baseada no tempo de viagem também, Rafina fica do lado leste, que poupa um trajeto de contorno pelo mar da península, que obviamente fazendo de carro é mais rápido. Se você vai para Myconos, por exemplo, é possível pegar um ferry de 2h até lá, enquanto por Piraeus, os mais velozes chegam a 4h de viagem, isso influencia no preço da passagem também.

Piraeus

Você verá escrito de várias formas: Piraeus, Pireus, Pireu ou Pireas. Este é o principal porto que liga Atenas às ilhas gregas e fica a 12km do centro de Atenas.

Como chegar no porto de Piraeus

  • Carro próprio: Basta seguir as placas em Atenas. Há vagas grátis no porto.
  • Vindo do Aeroporto de Atenas: Do terminal de desembarque sai o Ônibus X96 que custa em torno de 5 euros. O tempo de traslado é de 90 minutos;
  • Metrô: A estação Piraeus é o ponto final da Linha verde (1), a passagem custava em torno de 2 euros. Essa linha é a mesma que passa em Omonia e Monastiraki, em Atenas. Não esqueça de validar o bilhete antes do embarque e guardá-lo para conferência. O funcionamento costuma ser das 5:30 às 24:00 h;
  • Trem: Também existe trem da estação de Larissa, em Atenas, até o porto. A estação de Piraeus fica ao lado da estação de metrô;
  • Táxi: O traslado de táxi demora de 10 a 20 min desde o centro de Atenas. O custo é de 15 euros em média.

Como embarcar

Há quiosques para a compra da passagem no local ficam localizados no final do Portão 8E e início do 9E. Mas aconselhamos não deixar para comprar na hora, e já avisamos que mesmo para as compras antecipadas pela internet, você terá que trocar o voucher antes do embarque. Isso é feito lá no porto mesmo, direto nos quiosques ou nas lojas das empresas de ferry próximas ao porto ou em Atenas.

Rafina

É o porto secundário, mas por ser mais próximo do aeroporto, recebe muitos turistas que deixam pra fazer Atenas na volta.

Como chegar no porto de Rafina

  • Ônibus: Partindo do centro de Atenas, há ônibus direto a partir de um ponto próximo da estação Viktoria do metrô.
  • Taxi: Você pode pegar um taxi de onde estiver, mas lembre-se de verificar o tarifário antes.
  • Aeroporto: Nós viemos direto do aeroporto e pegar o ônibus de linha mesmo, há vários pontos dentro do aeroporto que passam ônibus circulares com paradas em Rafina, basta chegar e perguntar onde está esse ônibus atualmente. Quando fomos em 2015 o ônibus ficava bem na frente da saída, atravessando uma rua. Verifique a numeração, pois passam vários no mesmo ponto.

Como embarcar

Se você comprou antecipadamente pela internet, troque o voucher antes do embarque. Nós compramos bilhetes para o primeiro horário da manhã e dormimos o dia anterior em Rafina, então aproveitamos para trocar no dia antes da viagem, aconselhamos que façam o mesmo, para não haver nenhum imprevisto na hora.

A troca é rápida, mas se você deixar pra fazer na hora, aconselhamos chegar com pelo menos 40min de antecedência. Não esqueça de levar o e-mail impresso e o cartão usado na compra.

As lojas das empresas de ferry ficam do outro lado da rua no porto, na mesma calçada que os restaurantes.

Como se deslocar nas ilhas

Isso vai depender do tamanho da ilha. Para ilhas do tamanho de Myconos, sugerimos alugar um quadriciclo ou motinhos no local mesmo, pois por ser pequena, a ilha não tem muita estrutura e locais para estacionar, o que pode se tornar um problema.

Já se você for para ilhas maiores como Santorini, Creta, já dá pra alugar um carro, opte pelos compactos, pois a dificuldade de estacionar não diminui muito (Alugue antecipado). E se você está se perguntando o porque não alugar quadriciclos e motos em todos os lugares eu te digo: SOL! Nós demos graçar a Deus por termos alugado um carrinho com ar condicionado em Santorini, pois por ser um lugar com bastante cidade e pontos a serem visitados, um carro refrigerado e com cobertura veio a calhar. Em Myconos alugamos um quadri e foi ótimo, super clima da ilha, mas não daria pra fazer todos os dias, a pele agradece.

Qual o melhor trajeto entre as ilhas

Se você está aqui querendo saber quais ilhas visitar e qual a melhor sequência, isso aí foi assunto para outro post, clica aqui pra ler ele.

Dicas extras

Se você quiser viajar com mais conforto, não compre online o bilhete de executiva, porque sai mais barato fazer um upgrade quando embarcar (na Blue Star Ferries o bilhete online custava 10 euros mais caro, enquanto na hora custava só 2 euros a mais). Vá até a recepção, logo na entrada do ferry, e peça o upgrade.

Repetir isso nunca é demais: Troque seus tickets com antecedência!

Deixe um comentário ou pergunta